VOCÊ SABIA? Origem do Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher foi instituído em 1975 pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de fomentar a discussão sobre o papel da mulher na sociedade e homenagear as lutas e conquistas femininas ao longo dos anos.

Em 8 de março de 1857, trabalhadores de uma indústria têxtil em Nova Iorque, entraram em greve por melhores condições de trabalho e igualdade de direitos trabalhistas para mulheres. 51 anos mais tarde, em 1908, no mesmo 8 de março, trabalhadoras do mercado de agulhas, de Nova Iorque, organizam uma manifestação para lembrar o movimento de 1857 e pleitear a extinção do trabalho infantil e o direito ao voto feminino. Dois anos depois, em 1911, em 25 de março, um incêndio provocado pelas péssimas condições de segurança em uma fábrica de tecidos em Nova Iorque fez 145 vítimas, em sua maioria mulheres. O acidente inspirou mudanças nas leis trabalhistas e de segurança, e marcou o mês de março como uma oportunidade de discussão e homenagem às mulheres.

Atualmente, leis como Maria da Penha, que busca proteger mulheres contra qualquer tipo de violência doméstica, e Feminicídio, que agrava penas de crimes contra mulheres, são temas corriqueiros. E parece que estão bem distantes de outras conquistas importantes para as mulheres, como o direito à educação ou ao voto, por exemplo.

Post A Comment