Como ajudar a criança a voltar para a rotina escolar

Com o final das férias os pais acabam recorrendo a diferentes estratégias para ajudar a criança a voltar para a rotina escolar. Depois de um tempo acordando e indo dormir mais tarde e passando a semana entre brincadeiras e passeios, pode não ser tão simples fazer com que elas acordem com disposição para o primeiro dia de aula.
Marque no calendário
Por isso, o ideal é sempre preparar a criança a voltar para a rotina escolar ao menos uma semana antes. Apesar de se adaptarem com facilidade, as crianças menores podem não entender a quebra da rotina de férias, por isso vá preparando ela para a mudança. Mesmo que ela ainda não tenha noção de dias tão clara, você pode marcar num calendário o dia de volta às aulas, para ela ir vendo o passar dos dias.
Mudança no sono
Talvez a alteração da rotina do sono seja uma das coisas mais complicadas para os pequenos. Para ajudar, retome aos poucos estimulando que a criança acorde e vá dormir em horários mais próximos aos que ela teria se estivesse em período de aulas.
Reforço positivo!
Nunca trate o fim das férias e início do ano letivo como algo negativo. As conversas devem ter um tom positivo, mostrando que embora as férias estejam acabando, em breve ela poderá reencontrar com os amigos, professores e voltar a estudar. Se você mostrar o fim das férias como um castigo ou falar disso com pesar, a criança irá associar a escola como algo negativo. Vocês podem conversar sobre coisas que foram legais no ano que passou, como as coisas que ela aprendeu e que mais a marcaram, amigos que ela fez ou apresentações que foram legais naquele ano.
Começando com o pé direito
Vocês também podem preparar o uniforme, se tiver, e os materiais escolares que a criança vai usar naquele ano. Crianças mais velhas podem gostar de organizar suas coisas, como lápis e canetas, encapando os cadernos e apostilas e deixando tudo pronto para começar o novo ano escolar com o pé direito!
Fonte Leiturinha

Post A Comment